O mínimo que você precisa saber sobre marketing digital para não ser enganado

Você pode contratar a melhor agência de marketing digital do mundo, mas se o seu produto ou serviço não estiver adequado ao seu público, então as vendas não vão acontecer e isso não será culpa da agência, marketing digital não é mágica. É processo!

Por: Hélio Morais

O mínimo que você precisa saber sobre marketing digital para não ser enganado

Se você tem um negócio, quer aumentar as suas vendas através da internet e não acredita em fórmulas mágicas, então este artigo vai lhe mostrar o que deve ser levado em conta em uma campanha de Marketing Digital para você não cair em ciladas e sofrer prejuízos.

Me sinto incomodado quando leio relatórios de campanhas online produzidas por algumas agências de Marketing Digital.

O empresário investiu o seu suado dinheiro com o objetivo de atrair clientes e aumentar as vendas através da internet, mas essas agências de Marketing Digital apenas se preocupam em mostrar quantas vezes os anúncios foram impressos e quantas curtidas foram geradas.

O resultado dessa atuação medíocre de algumas agências é a frustração do empresário porque, até hoje, ninguém conseguiu pagar boletos com curtidas.

Parece ridículo, e é mesmo, mas esse tipo de comportamento de algumas agências de Marketing Digital é mais comum do que você imagina.

Para você não ser enganado, tenha em mente que existem três pilares para transformar o Marketing Digital em uma ferramenta poderosa de vendas para o seu negócio:

- Planejamento Estratégico;

- Audiência;

- Tráfego.

Antes de nos aprofundarmos nos três pilares, vale relembrar que o Marketing Digital é uma ferramenta estratégica do Marketing conhecido como “tradicional”, ou seja, sem uma estratégia de marketing consistente, suas campanhas online vão consumir recursos sem gerar resultados.

Costumo dizer que o marketing não é um departamento da empresa, mas uma filosofia que deve ser adotada desde o presidente até o pessoal da limpeza. Quer um exemplo?

Quantas vezes você já desistiu de frequentar um restaurante devido à falta de higiene nos banheiros?

Pois é, de nada vai adiantar o dono do restaurante investir em Marketing Digital, se os clientes atraídos pelas campanhas vão encontrar banheiros sujos.

Entendeu porque TODOS na organização devem respirar marketing?

Você pode contratar a melhor agência de Marketing Digital do mundo, mas se o seu produto ou serviço não estiver adequado ao seu público, então as vendas não vão acontecer e isso não será culpa da agência. Marketing Digital não é mágica. É processo!

Agora que ficou mais claro a importância da integração do Marketing Digital à sua estratégia de Marketing, vamos nos aprofundar sobre os três pilares das vendas online de sucesso.

O PRIMEIRO PILAR É O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Existe uma regra no marketing que diz assim:

“Se você quer agradar a todo mundo, não vai agradar ninguém”.

Com essa premissa em mente, você deve delimitar o seu mercado de atuação. Para isso, responda a pelo menos 10 perguntas:

  1. Qual é o seu segmento de mercado?
  2. Qual é o seu nicho de atuação?
  3. Qual é a abrangência geográfica que você consegue atender?
  4. Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio?
  5. Quais são os pontos fortes e fracos dos seus principais concorrentes?
  6. Quais são as oportunidades e ameaças que existem no seu mercado?
  7. Quem é o seu cliente ideal?
  8. Quais são os atributos do seu produto que o seu cliente mais valoriza?
  9. Qual é o ticket médio das compras dos seus clientes atuais?
  10. Quais são os melhores canais para se comunicar com o seu cliente ideal?

O SEGUNDO PILAR É A AUDIÊNCIA

Não adianta você ter o melhor produto do mundo se o seu cliente não sabe que você existe.

Para você construir uma audiência é obrigatório ter pelo menos um canal de comunicação e evitar um erro muito comum que as empresas cometem.

Não faz muito tempo que os canais de comunicação estavam nas mãos da mídia tradicional (TV, rádio, jornal, revistas, etc).

Qualquer empresa que desejasse anunciar seus produtos, precisava investir altas somas para impactar a audiência desses meios de comunicação.

Os tempos mudaram e a chegada das redes sociais facilitou o acesso das empresas de pequeno porte à comunicação em massa, só que existe um porém...

Anunciar para um público que já conhece a sua empresa é muito mais barato do que anunciar para alguém que nunca ouviu falar do seu negócio.

E é neste ponto que entra o pilar da audiência.

A sua empresa precisa gerenciar as redes sociais com a mentalidade de um canal de TV.

Eu explico:

Um canal de TV produz conteúdo com base em segmentação de idade, gênero e classe social e as empresas pagam para anunciar no intervalo dos programas voltados para o seu público alvo.

Um anunciante de esmalte de unhas vai escolher programas voltados para o público feminino ao passo que uma marca de loção pós barba vai anunciar em programas voltados para o público masculino.

Note que a grade de programação de um canal de TV inclui programas de entretenimento e informação que são financiados com os anúncios.

Conteúdo define audiência.

A sua empresa deve criar publicações informativas, de entretenimento e de vendas focadas no tema do seu negócio e no interesse do seu público alvo. É preciso manter o contexto e ser interessante. Ninguém gosta de seguir um perfil que fica “empurrando” produtos o tempo todo.

Além disso, você precisa manter a regularidade para que a sua audiência saiba exatamente em quais dias e horários você publica novos conteúdos para criar o hábito de procurar o seu conteúdo espontaneamente.

Outro fator que você deve levar em conta é o formato das suas publicações. É preciso mesclar vídeos curtos com vídeos mais longos, imagens, textos curtos e longos, tutoriais, etc...

Ao publicar conteúdo em formatos diversificados você atenderá pessoas com comportamentos distintos e os manterá como fiéis seguidores. Existem aqueles que preferem assistir a um vídeo, enquanto outros valorizam mais um bom texto. Compreende?

Agora que você já entendeu a importância da construção de audiência, vamos falar de um erro muito comum que impede o crescimento do número de seguidores nos canais das empresas.

A falta de investimento na distribuição de conteúdo.

Se um canal de televisão investe em equipamentos, satélites e licenças para distribuir o seu conteúdo, por que seria diferente com a sua empresa nas redes sociais?

Lembre-se que as redes sociais são canais de mídia que são remunerados pelos anunciantes para que os conteúdos cheguem gratuitamente ao público, portanto, você pode criar a melhor publicação do mundo, se não patrocinar esse conteúdo, apenas meia dúzia de pessoas irá visualizar e o seu perfil vai ficar atrofiado.

Talvez você esteja se perguntando: Por que eu deveria gastar dinheiro para divulgar um conteúdo informativo que não vende diretamente o meu produto?

A resposta é simples.

Quando você investe dinheiro para impulsionar uma publicação de conteúdo da sua empresa, você está “comprando” a atenção das pessoas e esse é um dos ativos mais preciosos que você precisa ter para vender mais pela internet; a atenção das pessoas.

Você não deve comprar seguidores, mas conquista-los!

Não caia na tentação de contratar serviços que prometem milhares de seguidores em poucos dias. De que adianta você ter milhares de seguidores que não se interessam pela sua marca?

É melhor ter uma pequena base de seguidores engajados com a sua marca e dispostos a comprar de você do que milhares de pessoas indiferentes.

Quando você anuncia para um público engajado, o seu custo de aquisição de cliente (CPA) diminui drasticamente e o seu retorno sobre investimento (ROI) aumenta.

Você já sabe, mas é sempre bom lembrar que seguidores e curtidas não pagam boletos. Fuja das métricas de vaidade.

O TERCEIRO PILAR É O TRÁFEGO

Para vender pela internet é preciso fazer anúncios online de forma estratégica. Existem várias fontes de tráfego, mas vou listar abaixo as principais:

- Google ADS;

- YouTube ADS;

- Google Meu Negócio;

- Facebook ADS;

- E-mail marketing.

Uma das maravilhas do Marketing Digital é que você consegue medir todas as etapas do processo para gerenciar as suas campanhas com mais eficácia.

Infelizmente, muitos empresários e gestores não conhecem o básico das métricas e se tornam presas fáceis de agências de Marketing Digital inexperientes ou inescrupulosas.

Antes de tratarmos das principais métricas que você deve acompanhar com uma lupa em suas campanhas de Marketing Digital, vamos falar um pouco sobre o comportamento do consumidor nas principais plataformas.

Compreender a dinâmica dos consumidores em cada canal online é a chave para criar campanhas vencedoras.

Você não precisa de uma bola de cristal para adivinhar o comportamento do seu público alvo, basta “se olhar no espelho” e analisar como você se comporta no mundo online.

Vamos fazer um exercício?

Imagine que você está em busca de uma orientação para resolver um problema ou deseja esclarecer uma dúvida e não tem ninguém a quem possa recorrer. Onde você buscaria informação?

Na maioria dos casos, seria no Google ou no YouTube, certo?

Pois bem, o seu consumidor também se comporta da mesma maneira e o seu negócio precisa ter campanhas de anúncios no Google e no YouTube com a apresentação direta da solução que o seu negócio oferece.

Pode ser um anúncio na rede de pesquisas, banners na rede de display ou vídeos no YouTube. Na verdade, o ideal é que seja uma junção de todas as ferramentas de anúncios para impactar o maior número de pessoas possível.

Lembre-se que o seu anúncio no Google e YouTube precisam ser diretos porque quem está lá, busca uma solução sem enrolação.

Agora imagine que você está em busca de um restaurante novo e não tem ninguém para perguntar, onde você busca?

Isso mesmo, você também vai lá no Google, porém, nem sempre vai clicar em um anúncio porque você quer saber a opinião dos outros consumidores, por isso, você valoriza aqueles comentários e a quantidade de estrelas que aparecem na ficha da empresa.

Neste caso, estamos falando do Google Meu Negócio que ainda é gratuita no momento em que escrevo este artigo.

Será que a sua empresa tem uma ficha completa no Google Meu Negócio? Como andam as avaliações. Muitas ou poucas estrelas? O horário de funcionamento está atualizado?

Alguém na sua empresa responde rapidamente aos comentários positivos e negativos que são feitos pelos seus clientes?

Pois é, o Google Meu Negócio pode atrair milhares de visitantes para o seu negócio sem você gastar nenhum centavo, porém, a maioria das empresas não sabe como utilizar esta ferramenta poderosa e gratuita.

Voltemos ao seu espelho imaginário.

Imagine agora que você está curioso para saber as novidades dos seus amigos ou familiares. Talvez, goste de trocar ideias em um grupo relacionado ao seu tema favorito. Onde você estaria?

Sim, você vai ao Facebook e Instagram para ver o que as pessoas estão fazendo ou dar a sua opinião nos grupos temáticos.

Você vai concordar comigo que quando você está em uma rede social, a última coisa que você quer ver é um anúncio, certo? O seu consumidor também não gosta de ser interrompido, por isso, uma publicidade no Facebook ou Instagram deve ter uma abordagem mais indireta. Algo com caráter informativo ou que levante uma curiosidade.

Agora você pode estar se perguntando: “será que eu nunca posso ser direto em um anúncio no Facebook ou Instagram?”

Sim, você pode. Mas para que esse anúncio direto tenha eficácia, precisa ser mostrado para pessoas que já interagiram com o seu conteúdo anteriormente, e é aqui que entra a questão do remarketing.

Lembra que eu comentei sobre a importância de você patrocinar o seu conteúdo? Pois bem, atrair novos seguidores qualificados para o seu perfil não é o único benefício.

O algoritmo do Facebook e Instagram sabe quem interagiu com o seu conteúdo nos últimos doze meses, por isso, você pode criar no seu gerenciador de anúncios um público específico que interagiu com suas publicações e enviar anúncios mais diretos para essas pessoas porque elas já estão familiarizadas com a sua marca.

Essa é a maravilha do Marketing Digital! Você consegue levar a sua mensagem para as pessoas mais propensas a comprar de você.

A construção de audiência não estaria completa se não falássemos sobre o E-mail Marketing.

A sua lista de E-mails é o ativo mais importante na sua estratégia de Marketing Digital.

Muitas pessoas pensam que E-mail Marketing é o envio em massa para aquelas listas que você compra na internet. Isso não é E-mail Marketing. Isso é spam!

Uma verdadeira estratégia de E-mail Marketing envolve a construção da sua própria lista através de campanhas de captação de leads.

Essas campanhas envolvem a oferta de um conteúdo exclusivo em troca de um cadastro. A partir do momento em que a pessoa se cadastrou em sua landing page, você terá o contato dela e poderá se comunicar por E-mail.

Algumas pessoas afirmam que o E-mail Marketing morreu. Será?

É verdade que as pessoas preferem se comunicar de forma instantânea pelo WhatsApp, mas quando qualquer instituição com a qual você se relaciona, como o seu banco por exemplo, se comunica com você, qual é o canal prioritário? E-mail.

As taxas de abertura de E-mail Marketing neste momento estão em torno de 25% a 35%, mas eu já criei campanhas que atingiram 67% de taxa de abertura.

Daí eu te pergunto: Quanto custa enviar um E-mail?

Consegue compreender agora, por que a sua lista de E-mails é um ativo valioso?

Você consegue se comunicar com centenas ou milhares de pessoas de forma direta por um custo ridiculamente baixo.

Seu perfil nas redes sociais podem ser excluídos pela plataforma a qualquer momento e você pode perder todos os seus seguidores num piscar de olhos, mas a sua lista, ninguém a tira de você.

Pense nisso e comece hoje mesmo a construir a sua base de leads para não depender exclusivamente de plataformas que podem fazer o seu castelo desmoronar em segundos.

Agora vem a cereja do bolo. As métricas.

Antigamente você fazia um anúncio no rádio, TV ou outra mídia tradicional, gastava uma fortuna e ficava torcendo para os clientes aparecerem.

Com o Marketing Digital isso mudou. Através do monitoramento das métricas, você consegue saber a performance de todas as etapas da sua campanha e pode corrigir o que está errado ou otimizar o que está dando certo.

Por exemplo:

Se o seu anúncio está sendo mostrado para as pessoas (impressões), mas está com uma taxa baixa de cliques (CTR), significa que o anúncio não está atrativo, ou seja, talvez o texto não esteja claro, a imagem não chame a atenção ou a chamada para ação (CTA) é fraca.

Por outro lado, se o custo por clique (CPC) está alto, pode significar que você tem muita concorrência anunciando para o mesmo público ou que a sua segmentação está muito restrita. Neste caso, você pode tentar alterar a segmentação, criar uma campanha para captura de leads para através de conteúdo ou, simplesmente, monitorar o seu custo de aquisição de cliente (CPA).

Existem alguns segmentos de mercado onde o custo por clique é alto por padrão, mas se esses cliques estão se transformando em vendas e o retorno sobre o investimento (ROI) é positivo, então você não tem com o que se preocupar. Basta continuar monitorando e otimizando para aumentar o seu ROI.

Esse foi um exemplo muito simples para você entender que no Marketing Digital não existe espaço para o “achismo”. Tudo pode ser medido e aperfeiçoado.

Vamos recapitular o que tratamos neste artigo?

Acabamos com o mito de que o Marketing Digital é algo mágico. Todas as pessoas e departamentos da sua empresa precisam respirar marketing para que todo o processo de atração e retenção de clientes seja de alta performance.

Não adianta atrair centenas de clientes para um restaurante através de anúncios online se a higiene do local é duvidosa.

Você viu também que uma estratégia eficaz de Marketing Digital contempla três pilares.

O primeiro pilar é o planejamento que vai lhe ajudar a se posicionar no mercado, estabelecer um diferencial competitivo, fugir da guerra de preços e escolher os melhores canais de comunicação com o seu público alvo.

No segundo pilar vimos que o seu negócio deve ter uma audiência qualificada e que gerar conteúdo útil é o melhor caminho para atrair pessoas que podem se transformar em clientes. Gerencie suas redes sociais como se fosse um canal de TV e lembre-se que o conteúdo define a audiência.

E finalmente, no terceiro pilar, conversamos sobre a importância dos anúncios online, como o consumidor se comporta nas principais plataformas e como abordá-lo de forma eficaz.

Você viu que as métricas são o seu guia inseparável para lhe ajudar a trilhar o caminho do Marketing Digital de forma previsível e lucrativa.

Espero sinceramente que esse conteúdo tenha servido para lhe abrir os olhos para não ser enganado por profissionais sem compromisso com os seus resultados.

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